A Importância da Educação Financeira na vida das pessoas.

saia da divida

Estou no vermelho, e agora? Como me organizo financeiramente, agora que está chegando meu filho? Por que não consigo guardar dinheiro? Por que não consigo viabilizar financeiramente o meu curso de MBA? Estou me preparando para a aposentadoria ou vou depender apenas do INSS?

Se você não consegue responder uma ou mais destas perguntas, ou não está contente com a sua saúde financeira atual, provavelmente está precisando urgentemente de Educação Financeira. Porém, não se preocupe, é possível melhorar e mudar hábitos e costumes financeiros com direção à sustentabilidade financeira.

A inadimplência do consumidor brasileiro é crescente nesta década. Em outubro do ano passado (2017) chegamos a 61 milhões de pessoas com débitos, segundo levantamento da Serasa Experian. A maioria das dívidas foi contraída junto aos setores bancários e de cartão de crédito (29,6% do total).

Quais são os motivos que causam esta situação?

A crise econômica que o Brasil enfrenta nos últimos anos, o desemprego e os imprevistos são fatores que impactam na vida financeira das pessoas. Mas o principal motivo está na falta de educação financeira. Pessoas com bons hábitos e costumes financeiros se planejam e fazem as escolhas pautadas no equilíbrio, pensando no curto, médio e longo prazos. Definem a importância do dinheiro e as formas corretas de utilizá-lo.

Infelizmente, com raras exceções, não fomos educados financeiramente nas escolas e nem nas nossas casas, através de gerações. Nas escolas recebemos vários conhecimentos de como ganhar dinheiro, mas não como administrá-lo.

Muitos profissionais, com salários ou ganhos elevados, estão completamente endividados e beirando à inadimplência. O que comprova que não é o quanto ganhamos de dinheiro que nos isenta de estarmos na situação de inadimplentes, mas a forma que administramos o nosso dinheiro. Se a pessoa não possui o comportamento correto ao utilizar o dinheiro, mesmo recebendo uma promoção salarial, com certeza ela passará a gastar sempre mais do que recebe, pois já tem o hábito de possuir um padrão de vida superior ao que o rendimento permite.

O descontrole financeiro e o endividamento causam problemas de ordem física e emocional, como o estresse, a depressão, a ansiedade, a baixa autoestima e a diminuição do rendimento no trabalho.

As consequências deste descontrole financeiro atingem não só a pessoa endividada ou inadimplente, mas a todos ao seu redor: família, amigos e empresa.

A Educação Financeira é o caminho mais eficaz para sair desta situação. Adquirir novos conhecimentos através de cursos e livros sobre o tema é essencial, porém os conhecimentos adquiridos sem a prática não farão diferença nenhuma na sua vida financeira. Novos hábitos e comportamentos financeiros deverão fazer parte do seu dia a dia, permitindo a realização de mais sonhos e uma saúde financeira sustentável.

Agora é com você. Não deixe para depois o que você pode começar a fazer agora. Priorize os seus sonhos e tenha atitude, disciplina e perseverança para superar todos os obstáculos e desafios. A vitória será sua, só depende de você.

Edward Claudio Júnior                                                                                                                                                                 Educador e Coach Financeiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.