Introdução aos Princípios de Investimento

Primeiro, devemos separar o que é poupar e o que é investir.

Poupar não é a mesma coisa que investir.

Poupar significa guardar ou reter uma parte do dinheiro que passa em nossas mãos.

Investir é colocar o dinheiro poupado em alguma aplicação/investimento que renda juros ou dividendos para você. Podemos dizer que investir é colocar o dinheiro para trabalhar para você.

Ao realizarmos um investimento estamos adiando um consumo imediato para poder fazê-lo no futuro com maior satisfação e qualidade.

Neste momento é preciso escolher: consumir agora ou investir os recursos para aumentar a disponibilidade financeira no futuro?

Para definirmos o tipo de investimento mais apropriado é preciso ter as seguintes informações e respostas:

  • Qual é o objetivo deste investimento? O que pretendo fazer com este dinheiro no futuro (comprar um carro, realizar uma viagem, trocar de casa, garantir os estudos do meu filho etc.)?
  • Quando pretendo alcançar meu sonho ou objetivo? Definir se o sonho será alcançado em curto prazo (até um ano), médio prazo (de um ano até dez anos) ou longo prazo (acima de dez anos).
  • Quanto irei dispor, de preferência mensalmente, para atingir o meu objetivo?
  • Qual é a minha expectativa de retorno?
  • Qual é o meu grau de aversão ao risco? Sou conservador, moderado ou arrojado? (no próximo artigo abordaremos as características de cada um deles)

Com essas informações definidas e a análise dos diversos tipos de investimentos, as combinações podem ser infinitas e a decisão de selecionar a melhor alternativa de investimento pode ser complexa. Nestes casos, a recomendação é solicitar a orientação de uma pessoa habilitada e com a competência necessária para isto.

O investidor consciente deve procurar escolher um investimento ou uma carteira de investimentos que combine maximizar o retorno esperado com o menor risco possível. Se dois investimentos possuem retornos semelhantes, teoricamente devemos optar pela carteira que apresenta o menor risco.

Nos próximos artigos falaremos de algumas características importantes relacionadas aos investimentos, como: risco, retorno, liquidez, perfil do investidor etc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.