Marketing Digital Como Iniciar?

MARKETING DIGITAL COMO INICIAR?

QUAIS OS CUIDADOS INICIAIS?

Com mais de 100 milhões de usuários nas redes sociais e quase um smartphone por habitante, é praticamente impossível (ou pelo menos ineficiente) chegar no seu público-alvo sem usar a internet

O que de fato é o Marketing Digital? Antes de irmos para a parte prática, é muito importante entendermos o que é, de fato, marketing digital. Segundo uma das maiores empresas do setor no país, marketing digital é “o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet”. Ele se diferencia do marketing tradicional, basicamente, por duas razões principais:

 

  1. Envolve o uso de diferentes canais online, muitos deles gratuitos;

 

  1. Usa ferramentas e métodos permitem a análise dos resultados e mudanças de estratégia em tempo real.

 

Entrar nesse mundo envolve alguns aspectos que muitas vezes são desconsiderados pelo usuário que futuramente, irão lhe causar problemas. Uma das maiores dificuldades dos iniciantes nesse mundo é o desconhecimento das ferramentas e, consequentemente o investimento em algo que não gera resultado. O que mais tenho visto nos últimos dias é exatamente isso, altos investimentos em ferramentas não compatíveis com as realidades das organizações, ou ainda desenvolvido por “profissionais” que não entregam o que deveriam.

 

Aspectos básicos como a senha do domínio, causam a maior dor de cabeça quando não é de conhecimento do contratante do serviço.

 

Reter a senha do usuário é uma prática comum dos “profissionais” para que o contratante seja fidelizado ao prestador ou fique amarrado ao mesmo.

 

É de extrema importância que o registro do domínio seja feito em nome do contratante ou empresa, e ainda que o prestador tenha acesso apenas ao necessário para as configurações do serviço conforme figura abaixo:

O contato administrativo: pode alterar os servidores DNS e alterar os contatos técnicos e de cobrança do domínio.

O contato técnico: somente pode alterar os servidores DNS.

O contato de cobrança: recebe uma cópia dos avisos de cobrança do domí­nio

O Titular do Domínio: pessoa ou empresa que tem o direito do uso do domínio e que, deve nomear o contato técnico para que o mesmo faça as alterações necessárias no domínio.

 

No Brasil o Registro.br é o responsável pela comercialização do domínios com final  .br

 

Outro fator de atenção aos iniciantes no mundo digital é a hospedagem. O que é hospedagem? A hospedagem é um serviço que você contrata para guardar todo o conteúdo do seu site – textos, fotos, vídeos e tudo que faz parte da sua página na internet – no servidor de um terceiro. Para criar um site profissional para sua empresa ou loja virtual, com endereço próprio, você precisa contratar um serviço de hospedagem e ter um domínio.

 

Depois, você vai ter que escolher um plano de hospedagem adequado às suas necessidades. Fatores como o volume de dados armazenados e transferidos pelo seu site vão determinar a escolha. Outro fator importante a ser analisado é o tráfego mensal. Muitos servidores limitam o número de visitantes que você pode ter dentro do período e, se o seu site se tornar muito popular rapidamente, um limite pequeno pode ser um problema.

 

É de extrema importância que o dado de acesso ao painel administrativo da hospedagem seja de conhecimento do contratante, uma vez que esse também é um dado retido por muitos “profissionais” pelo fato de revenderem o serviço de hospedagem. O que não é ilícito, vale a pena ressaltar isso aqui, apenas solicite os dados de acesso para não ficar “refém” do prestador.

 

Bem agora que já falamos sobre alguns aspectos referentes aos cuidados essenciais, vamos falar um pouco da parte prática do assunto. Qual ferramenta usar?

 

As vantagens de baixo custo e ampla variedade do marketing digital não significam que você deve usar o máximo de ferramentas possíveis ou simplesmente “escolher a mais em conta”. Isso porque cada ferramenta pode funcionar melhor ou pior para o tipo de estabelecimento, objetivo da estratégia e, principalmente, perfil do consumidor. Uma ferramenta para gestão de mídias sociais pode ser interessante se o seu objetivo é investir em divulgação e relacionamento em redes sociais, mas pode não ser se você resolveu investir em otimização de sistemas de buscas como Google. Com isso em mente, vamos às principais ferramentas de marketing digital.

 

  • CMS: trata-se de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (Content Management System). Sua função é permitir que uma empresa crie, gerencie e publique conteúdos em seus meios de comunicação (site, mídias sociais etc.) de forma eficiente, concentrando todas as funcionalidades necessárias em um único ambiente. Um dos mais comuns utilizados hoje é o WordPress, ferramenta gratuita para construção de sites, blogs e lojas virtuais (para essa ultima opção, não é o mais recomendado). Para um bom resultado a utilização de templates profissionais é uma ótima opção. Mas o que é um template? Um template é um modelo, um “layout” ou “vestimenta” de um site– sem conteúdo. Um template é composto por arquivos PHP, HTML, XML, CSS e imagens que combinadas, definem o visual do site e a configuração de como serão exibidos as colunas, cores, fontes e parágrafos. Um profissional pode te ajudar a customizar esse template.

 

  • SEO Tools: são ferramentas capazes de coletar informações valiosas sobre o posicionamento do seu site e do seu concorrente no Google e outros mecanismos de busca. Alguns, inclusive, podem realizar otimizações automáticas em seu site com o objetivo de melhorar o posicionamento do seu site no Google, há diversas ferramentas no mercado que podem te ajudar nesse item, uma das mais conhecidas é a SEMRUSH (ferramenta com alguns recursos pagos)

 

  • Analytics: é a ferramenta que fornece todas as informações sobre comportamento dos usuários em seu site. Com o Google Analytics, por exemplo, é possível ver número de visitantes, páginas mais visitadas e fluxo de usuários. Essa ferramenta é gratuita e está disponível para todos os usuários dos serviços do Google.

 

 

Mas como começar a fazer? Vou brevemente falar sobre 6 passos iniciais para qualquer tipo de negócio que deseja entrar no mundo digital.  Seguindo as etapas e tomando ações práticas para torná-las realidade na sua empresa, é possível que em menos de um mês você já tenha uma estratégia de marketing digital para atrair novos clientes.

 

  1. Defina as suas Personas: Personas são personagens semifictícios usados para representar (para você e sua equipe) quais são os perfis dos seus possíveis clientes.

 

  1. Faça uma lista das palavras-chave Agora que você já definiu qual é o perfil do consumidor que deseja atrair, pergunte-se o seguinte: o que ele pesquisaria no Google se desejasse ……….? Com base nessa pergunta, faça uma lista de pelo menos 10 palavras-chave.

 

  1. Crie um site nos padrões do Google Um site funciona como uma vitrine do seu negócio na internet. Por isso, contrate uma agência ou um profissional para criar um site que possa ser aberto sem problema no celular ou tablete e esteja de acordo com os padrões do Google.

 

  1. Esteja presente nas mesmas redes sociais que o seu público Um erro comum de empresas que começam a se aventurar no Marketing Digital é criar um perfil no máximo de redes sociais possíveis, para só depois reconhecer que é impossível manter todas ativas com qualidade. Por isso, é muito importante para a imagem da sua marca (e seu bolso) que você esteja presente apenas nas redes sociai que o seu público-alvo está.

 

  1. Produza conteúdos úteis e relevantes Entre profissionais de marketing digital é comum ouvir que “o conteúdo é o combustível do marketing digital”. Isso porque, tanto os seus clientes quanto os mecanismos de buscas, valorizam muito a relevância e qualidade das informações que você dispõe na internet.

 

  1. Tenha uma estratégia de divulgação Conteúdo de qualidade é um dos principais pilares de uma estratégia eficiente de marketing digital, mas sem divulgação, como ele vai chegar até os seus potenciais clientes? A divulgação de um conteúdo pode ser paga ou orgânica. O que isso significa?

 

Paga: chamados de “links patrocinados”, são anúncios dispostos em sites de terceiros,

no Google ou nas próprias mídias sociais. São fáceis e, quando direcionados de forma

correta, podem apresentar um ótimo custo-benefício.

 

Orgânica: acontece conforme os sistemas de buscas como o Google reconhecem que o seu site é relevante para as pessoas que fazem buscas (usando certas palavras-chave) ou através de posts nas redes sociais, compartilhamentos e referências. Apesar de ser mais trabalhoso, é a divulgação orgânica que apresenta o melhor custo-benefício no médio e longo prazo.

 

Gostou das dicas? No Sebrae você pode encontrar diversos cursos que vão te ajudar a começar o Marketing Digital da sua empresa, assim como, divulgar, planejar e muito mais sobre Gestão Empresarial.

Engenheiro Mecatrônico, Engenheiro da Qualidade, MBA em Qualidade e Produtividade, Programador em PHP. Atua no Sebrae/SP ministrando cursos e palestras sobre Marketing Digital, Desenvolvimento de Modelos de Negócios, consultoria, implantação e desenvolvimento de sistemas em Qualidade, Inovação, Produção, e Gestão estratégica. Consultoria para novas empresas sobre a formação de corporações e estruturas comerciais, elaboração de políticas de privacidade e estruturação. Gestão de Projetos e Orientação Empresarial.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.